segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Permafrost e o Aquecimento Global


Permafrost é um solo formado por terra, rochas e gelo que permanece congelado em toda a faixa do Ártico. Este tipo de solo ocorre em altas latitudes e em grandes altitudes também, com variação na quantidade de gelo no solo. Grande parte desse tipo de solo permanece congelada há milhares de anos, absorvendo carbono e armazenando-o como matéria orgânica.
Em todo o hemisfério norte é encontrado aproximadamente 20% de permafrost, que por causa das alterações climáticas estão derretendo e liberando todo o carbono armazenado, estimulando assim o aquecimento global. É classificado em subtipos:
- Permafrost Contínua: Ocorre quando o gelo atinge quantidade significantemente superior a terra e rocha.
- Permafrost Descontínua: Ocorre quando o gelo existente no solo sofre rompimentos, transformando-se em grandes blocos.
- Permafrost Esporádica: Ocorre quando o gelo existente no solo se manifesta através de inúmeros rompimentos que formam pequenas placas livres umas das outras.
- Permafrost Isolada: Ocorre quando há maior parte de terra e rocha numa determinada região de gelo.
Esse tipo de solo é bastante perigoso para construções e instalações, pois por causa do aumento das temperaturas que ocorrem no verão e se agravam ano após ano, o gelo está derretendo e rompendo conseqüentemente a camada de solo e rocha existente, fazendo com que haja submersão, já que o solo sem sua base tende a ceder e levar consigo tudo aquilo que está no local. Por esse motivo, a região norte não consegue se desenvolver economicamente, pois este tipo de solo afeta diretamente a energia, construções e indústrias minerais.

Sem comentários:

Enviar um comentário