segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A História da Greenpeace

Em 1971, motivada pelo sonho de um mundo verde e pacífico, uma pequena equipa de activistas zarpou de Vancouver, no Canadá, num velho barco de pesca. Esses activistas, fundadores da Greenpeace, acreditavam que um grupo de alguns indivíduos podia fazer a diferença.

A sua missão era "prestar testemunho" dos testes  nucleares subterrâneos dos EUA em Amchitka, minúscula ilha ao largo da Costa Ocidental do Alasca, que é uma das regiões do mundo mais propensas a sismos. Amchitka era o último refúgio para 3.000 lontras marinhas em risco de extinção, e habitat de águias-de-cabeça-branca, falcões-peregrinos e outros animais selvagens. 


Apesar do seu velho barco, o “Phyllis Cormack”, ter sido interceptado antes de chegar a Amchitka, a viagem despertou um turbilhão na opinião pública.

Os E.U.A. não deixaram de detonar a bomba, mas a voz da razão fez-se ouvir. Os testes nucleares em Amchitka terminaram nesse mesmo ano, e a ilha foi mais tarde declarada santuário de pássaros.

Actualmente, a Greenpeace é uma organização internacional que privilegia campanhas ambientais à escala global.

Com sede em Amsterdão, na Holanda, a Greenpeace possui 2,8 milhões de sócios em todo o mundo e delegações nacionais e regionais que asseguram presença em 41 países.

Sem comentários:

Enviar um comentário